quarta-feira, 22 de abril de 2009

Circo + Física & Biologia


Você já parou para se perguntar o que acontece dentro de você enquanto faz um movimento? Pois é, hoje vamos relacionar um movimento do circo com tudo aquilo que você já deve ter aprendido nas suas aulas de ciências. Chato? Nada disso. Esta postagem poderá servir para você melhorar nesta atividade tão maravilhosa: o Circo. Ou então, você pode simplesmente conhecer um pouquinho mais do seu corpo, tipo assim, uma visão raio-x.


Vamos então escolher um movimento... que tal, o salto na cama elástica? Não gostou? Pode apostar que o palhaço vai dormir triste hoje. --'



Ao pular naquela cama elástica divertida que sempre vemos nos espetáculos do circo, não é só alegria que motiva o palhaço não!


Antes de tudo, existe a força da gravidade que está presente na Terra e que envolve todos os movimentos realizados. Ela é uma força que nos puxa para o centro da Terra. Mas, perai?! Então, como o palhaço não fura a cama elástica? Isso acontece porque, ao mesmo tempo que a força gravitacional exerce sobre o palhaço seu "poder", também existe a força normal, que o puxa para cima, deixando assim a cama elástica in-tac-ta. Então tudo bem, o espetáculo não está perdido! Mas... então o que acontece realmente? Quer dizer, assim fica tudo zero a zero! Pois é, a força aplicada pelos músculos de sua perna é o que realmente o faz ir para cima. E esta força aplicada também envolve um monte de outros acontecimentos.


Primeiro, é muito importante saber que existem, dentro das células musculares, a actina e a miosina, proteínas que se deslizam uma por cima da outra, fazendo o músculo ficar mais curto e rígido (ao se contrair - figura2) e mais longo (ao relaxar - figura1). Ah! E quando contraimos um músculo, automaticamente o seu oposto relaxa, e vice-versa. Isso é chamado antagonismo muscular. É por isso que aquelas pessoas que treinam duramente têm os músculos mais desenvolvidos e definidos: porque, com o tempo e com a prática das atividades físicas, nosso corpo começa a produzir um maior número dessas proteínas.



Mas, peraí! Nosso corpo é feito apenas de músculos? Nada disso! Se não, ia acontecer que nem no Harry Potter, sabe? Quando o professor faz uma magia para melhorar o braço dele, e acaba tirando seu osso, e o braço do bruxinho fica todo molenga? Você já viu esse filme, né?! Bom, assim também seria se não tivéssemos ossos: não ceonseguiriamos ficar em pé!


Mas, o que isso tem a ver com o que estamos falando? Bom, os osso também são responsáveis pelos movimentos, formando o esqueleto de nossos corpos. E eles tem contato com os músculos por meio dos tendões, articulações que intermediam o contato e também tornam possíveis o salto do palhaço.


Assim, temos, em linha cronológica: o cérebro manda mensagens para os músculos do palhaço, que puxam os ossos, por meio dos tendões, e o palhaço pula! Fantástico, não?


Este é o corpo humano...


Beijos,


(: