quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Estética nas Culturas Juvenis X Impactos Ambientais

Muitas pessoas entendem que são totalmente livres para escolher e consumir produtos. Outras pensam que não, que existem interferências sobre isso. Há ainda pessoas que pensam que, desde que tenham dinheiro, podem ter total liberdade nas escolhas e no consumo de produtos. Afinal o que consomem não tem nenhuma relação com os impactos ambientais que estão acontecendo em todo o planeta e menos ainda com a desigualdade social, a miséria, a violência. Muitos acham que a culpa de tudo isso é do governo, pois ele não investe na fiscalização contra a extração dos recursos ou na criação de empregos para todos.


E você? O que pensa disso?



No fundo, no fundo, todo mundo está vulnerável à mídia. Ela lança sem parar ofertas pra você comprar, gastar, possuir...E sempre tem aquelas mensagens subliminares não é mesmo? Queremos dizer, numa propaganda de margarina, por exemplo, sempre tem aquela família feliz e saudável e rica e linda e... bom, vocês sabem né?! Pois é. Assim, ela leva automaticamente o público a ligar: margarina SouFeliz --- família perfeita. Como se aquela família só fosse bem sucedida em todos os pontos porque eles fazem bolo com margarina SouFeliz!
A questão é que, as propagandas estão sempre nos lugares em que estamos - na tv, no rádio, nos shoppings, nos parques e até mesmo quando aquela vendedora chata insiste em vender algo que não precisamos/queremos/gostamos.

O pessoal do marketing está sempre preparado para lançar o produto no lugar onde seu público alvo está e no horário onde eles estão em maioria. Então você, leitor, fique esperto! Quanto mais bem formada for sua opinião, menos você vai cair nessas pegadinhas!


Mas você deve estar pensando: 'O que isso tem a ver com o circo? Afinal, o nome desse blog é A Maior Palhaçada, não é?'. É sim. E esse é sempre o nosso objetivo aqui: trazer o circo para assuntos do lado de fora da tenda circense! Assim, da mesma forma como existem modas na vida real, existem coisas ultrapassadas no circo. Podemos observar isso principalmente quando levamos em conta o tipo de material usado nas roupas. Cada vez mais surgem coisas que facilitam a atividade, e que são específicas para tipo específicos de espetáculo.


Por exemplo, as roupas da vida real agridem o meio-ambiente. E é claro que as roupas do circo também! A gente tem sempre que mostrar pro pessoal que essa transversão circo-vida real pode ser feita nesses casos.
Veja só: você sabia que a indústria têxtil está entre as quatro que mais consomem recursos naturais, como por exemplo água e combustíveis fósseis? Isso tudo de acordo com o Environmental Protection Agency, órgão americano que monitora a emissão de poluentes no mundo. A cultura de algodão, também segundo essa fonte, é responsável por cerca de 30% da utilização de pesticidas na Terra. Dessa forma, o solo e os rios são contaminados. É por isso que a busca por matérias-primas alternativas e renováveis é hoje um dos principais desafios do setor. Todo o material, independente de qual seja, tem uma matéria prima, esta matéria prima é retirada da natureza, quase sempre agredindo ao meio ambiente. Sem contar as indústrias, que para a fabricação, utilizam por exemplo a combustão de materiais poluentes. Isso estraga de diversas formas o nosso planeta. É por isso que sempre que possível é bom procurarmos por empresas que têm responsabilidade ambiental!