quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Química no Circo!

Os produtos usados para aprimorar a estética podem fazer mal à saúde, apesar de construirem a identidade de cada um. Esse produtos são feitos de substâncias que podem requerir determinados cuidados especiais, afinal, são elementos químicos! Vamos tratar aqui da composição de alguns materiais usados para apresentações do circo.

Vamos fingir que estamos numa apresentação de circo. Primeiro, vêm os palhaços nos receber, com toda aquela cara branca e nariz e bocas vermelhos. Você já pensou na constituição química desse batom? É bem provável que não. Então, sua composição química conta com a presença do chumbo (que você também pode conhecer como Pb). “E daí?” vocês devem estar se perguntando. E daí que o chumbo no corpo pode causar câncer, você sabia disso?! Calma, calma. Não é preciso tanto desespero assim, pois a quantidade desse metal no batom é bem pequena, e, na grande maioria das vezes, aprovada e permitida.


Depois, os trapezistas vêm, com seus saltos incríveis. Mas é claro que eles usam um material um tanto interessante... Quem pratica ballet ou ginástica olímpica sabe do que estamos falado: o magnésio! Na verdade, o que os trapezistas usam é o carbonato de magnésio, ou MgCO3, um composto químico que, imaginem só, facilita muito a vida desses artistas, afinal, elimina o suor das mãos e não deixa acontecer um escorregão.

Por fim, o mágico traz sua cartola e seu coelhinho, para entreter o público. Com ele, vem também as assistentes esbeltas com seus lindos cabelos. O que elas usaram para fazer aquele penteado? O gel de cabelo! Ele é usado para endurecer o cabelo e fixá-lo numa determinada posição. O gel normalmente possui palímeros, que fazem o cabelo ficar alongado e viscoso, além de resistir ao movimento à seu redor. O gel normamente não estraga o cabelo, mas se conter àlcool e estraga e cria caspa nele.

“Mas o que todos esses produtos dizem em relação a minha preocupação?”. Assim como os palhaços, trapezistas e mágicos, estamos sempre com estes produtos em nossa segunda pele. Eles constituem a nossa identidade e são parte do que apresentamos para o mundo. Por isso, são importantes, mas também merecem alguns cuidados.

Portanto, não é necessário proibir o uso de tais produtos, mas é sempre bom evitar os exageros e seguir as orientações de especialistas no assunto. E como já vimos, a química ajuda e muito nesses processos. Então, vale também tirar qualquer dúvida com seu professor de química!