quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Estética nas Culturas Juvenis X Impactos Ambientais

Muitas pessoas entendem que são totalmente livres para escolher e consumir produtos. Outras pensam que não, que existem interferências sobre isso. Há ainda pessoas que pensam que, desde que tenham dinheiro, podem ter total liberdade nas escolhas e no consumo de produtos. Afinal o que consomem não tem nenhuma relação com os impactos ambientais que estão acontecendo em todo o planeta e menos ainda com a desigualdade social, a miséria, a violência. Muitos acham que a culpa de tudo isso é do governo, pois ele não investe na fiscalização contra a extração dos recursos ou na criação de empregos para todos.


E você? O que pensa disso?



No fundo, no fundo, todo mundo está vulnerável à mídia. Ela lança sem parar ofertas pra você comprar, gastar, possuir...E sempre tem aquelas mensagens subliminares não é mesmo? Queremos dizer, numa propaganda de margarina, por exemplo, sempre tem aquela família feliz e saudável e rica e linda e... bom, vocês sabem né?! Pois é. Assim, ela leva automaticamente o público a ligar: margarina SouFeliz --- família perfeita. Como se aquela família só fosse bem sucedida em todos os pontos porque eles fazem bolo com margarina SouFeliz!
A questão é que, as propagandas estão sempre nos lugares em que estamos - na tv, no rádio, nos shoppings, nos parques e até mesmo quando aquela vendedora chata insiste em vender algo que não precisamos/queremos/gostamos.

O pessoal do marketing está sempre preparado para lançar o produto no lugar onde seu público alvo está e no horário onde eles estão em maioria. Então você, leitor, fique esperto! Quanto mais bem formada for sua opinião, menos você vai cair nessas pegadinhas!


Mas você deve estar pensando: 'O que isso tem a ver com o circo? Afinal, o nome desse blog é A Maior Palhaçada, não é?'. É sim. E esse é sempre o nosso objetivo aqui: trazer o circo para assuntos do lado de fora da tenda circense! Assim, da mesma forma como existem modas na vida real, existem coisas ultrapassadas no circo. Podemos observar isso principalmente quando levamos em conta o tipo de material usado nas roupas. Cada vez mais surgem coisas que facilitam a atividade, e que são específicas para tipo específicos de espetáculo.


Por exemplo, as roupas da vida real agridem o meio-ambiente. E é claro que as roupas do circo também! A gente tem sempre que mostrar pro pessoal que essa transversão circo-vida real pode ser feita nesses casos.
Veja só: você sabia que a indústria têxtil está entre as quatro que mais consomem recursos naturais, como por exemplo água e combustíveis fósseis? Isso tudo de acordo com o Environmental Protection Agency, órgão americano que monitora a emissão de poluentes no mundo. A cultura de algodão, também segundo essa fonte, é responsável por cerca de 30% da utilização de pesticidas na Terra. Dessa forma, o solo e os rios são contaminados. É por isso que a busca por matérias-primas alternativas e renováveis é hoje um dos principais desafios do setor. Todo o material, independente de qual seja, tem uma matéria prima, esta matéria prima é retirada da natureza, quase sempre agredindo ao meio ambiente. Sem contar as indústrias, que para a fabricação, utilizam por exemplo a combustão de materiais poluentes. Isso estraga de diversas formas o nosso planeta. É por isso que sempre que possível é bom procurarmos por empresas que têm responsabilidade ambiental!

10 comentários:

  1. O texto do seu blog ficou muito bom, e agora mais pessoas estão se preocupando com o meio ambiente. E vocês tem razão em dizer que as pessoas mais "ricas" não se preocupam em gastar seu dinheiro, sem pensar no mal que está fazendo no meio ambiente. Dizer que tudo é culpa do governo, pois não adianta uma só pessoa se preocupar enquanto as outras nem ligam para o que fazem ou deixam de fazer.

    Caro Lucas Fernandes e Vitor Vianna

    ResponderExcluir
  2. Gostamos muito do seu blog suas relaçôes do circo com o meio ambiente, POrém vocês poderiam se aprofundar mais com a questão de aparelhos eletrônicos, pois nosso grupo teve uma intenção de aperfeiçoamento nesse assunto, visitem nosso blog e critiquem

    ResponderExcluir
  3. Não concordamos com a maioria das informações postadas nesse blog, pois esta bem parecida com os outros blogs, como exemplo a introdução que esta bem parecida com as dos outros blogs dessa classe. Vale a pena Mudar !
    Concordamos com essa frase que vcs disseram : ''Sem contar as indústrias, que para a fabricação, utilizam por exemplo a combustão de materiais poluentes. Isso estraga de diversas formas o nosso planeta''. Temos que fazer de tudo para acabar com isso, pois esta acabando com o nosso planeta.
    beijos Daniella Lombardi, Giulia Barbieri, Isabela Tanaka e Julia Zamboim

    ResponderExcluir
  4. O blog está muito bom, argumentos convicentes e as pessoas agora vão saber um pouco mais sobre o que realmnte acontece qaundo elas copmpram compulsivamente.
    Parabéns pelo blog.

    Gabriel Santoro
    Luis Fernando
    9o e

    ResponderExcluir
  5. José Padua Victor Alexandre11 de setembro de 2009 às 06:42

    http://remexo9e10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela estética do blog, nos atraiu a atenção. Apesar de um pouco cansativo, achamos interessante a relação de impactos ambientais com o circo, não tinhamos pensado nisso.
    um abraço
    Raphaela Barbara e Carolina

    ResponderExcluir
  7. Ola Lucas e Vitor,
    Estamos muito felizes que vocês tenham gostado do nosso blog!
    Obrigada por todos os elogios e pela participação no blog!
    beijos,
    Equipe AMP

    ResponderExcluir
  8. Ola José, Padua, Vitor e Alexandre!
    Obrigada pelo elogio e a crítica ao blog!
    Vamos admitir que nós não pensamos em falar sobre os aparelhos eletrônicos :/, mas agora iremos tentar dizer mais sobre isso, ok?
    Obrigada novamente,
    Equipe AMP

    ResponderExcluir
  9. Ola Daniella, Giulia, Isabela e Julia!
    Bom, não podemos discutir com a sua opinião, pois cada pessoa tem o direito de achar o que quiser do nosso blog. Mas mesmo assim Obrigada, pois são essas criticas que nos fazem crescer ;)
    Obrigado pela Opinião,
    Equipe AMP

    ResponderExcluir
  10. Ola Gabriel e Luis!
    Que legal que vocês gostaram do nosso blog, adoramos os elogios!
    Continuem nos visitando sempre!
    Obrigada,
    Equipe AMP

    ResponderExcluir