quarta-feira, 29 de abril de 2009

Outro Lado

Antigamente, o circo era forma artística popular, servindo muitas vezes de acolhida de pessoas tidas como "deformadas" e considerado por todos como forma de marginalização. Os artistas eram como "aberrações" cheias de imperfeições e o espetáculo era sempre muito simples e livre e, mesmo que imperfeito, era o circo do povo.

Mas, ao invadir este "mundo", a ciência e seus padrões elitistas e de predominância acabam por extinguir aquele circo de mulheres barbudas, homens gigantes e crianças elásticas, que acordavam cedo para apresentar, em distantes cidades, suas apresentações baratas para o povo em geral, com o intuito de ganhar suas vidas. Ela o transforma, sempre com suas prioridades econômica, num espetáculo rígido e, acima de tudo, restrito. Assim, acaba por se tornar preconceituoso, pois exclui o grupo de "deformados" e "aberrações", fazendo, daquela liberdade, a exatidão destes "circos de soleils" da vida, feito de ricos para ricos.

Percebe como a ciência pode não ser tão boazinha como você aprendeu na escola?!

4 comentários:

  1. Oi , gostei do texto mas fiquei pensando
    O que a ciência tem a ver com as prioridades econômicas? Isso não é culpa da empresa?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoas,

    Li todas as postagens e gostei muito do que vi. Vcs articularam bem as questões da história, da Ciência e da Política. Dá pra ver que vcs mudaram de opinião a respeito do circo. Mas acho legal trazer algumas coisas pra vcs. Primeiro, precisam localizar o "antigamente". Segundo, tomar cuidado com certos termos como espetáculo imperfeito, evolução do circo etc.. Afinal, vcs estão a favor de um circo que agregava os marginalizados ou do evoluído da Ciência que os expulsa?

    Parabéns e abçs

    Mário

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo,
    Ficamos felizes que você gostou do nosso texto.
    Respondendo sua pergunta, a ciência pode ser ligada com as prioridades econômicas porque a empresa depende das criações feitas pela ciência, como por exemplo o computador (muito usado hoje em dia pelas empresas para arquivar dados importantes) e muitas outras coisas que necessitam da tecnologia para funcionarem ou usar parte dela para serem criadas.
    Obrigada pela visita,
    Equipe AMP

    ResponderExcluir
  4. Olá Mário,
    Primeiramente, obrigada pelos seus elogios e principalmete por suas críticas, pois são elas que ajudam nosso blog a melhorar cada vez mais.
    Em relação a sua pergunta, estamos concerteza do lado de um circo que agregava os marginalizados, porque como esses marginalizados são considerados "diferentes" em relação as outras pessoas, teriam uma chance para poderem ter melhores condições de vida.
    Obrigada novamente,
    Equipe AMP

    ResponderExcluir